Radio AD7


Encontro de Surdos
em Breve

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fique esperto!!

E legal eu usar?
Talit

O uso do talit, conhecido também como chale de oração, é bíblico. ( Num 15:38-40)...” Fala aos filhos de Israel (judeus) e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações...Tê-lo-eis nas franjas, para que os vejais e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor e os observeis, e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista,como o fazíeis antes...sejais para vosso Deus.” É um símbolo de submissão a Deus e lembrança para que todos os mandamentos do Senhor seja guardado. É um sinal para vigiar as vistas e não para pecar contra o Senhor. Isto é um estatuto para os da cada de Israel. É um princípio de fé e obediência ao Senhor. Os judeus usavam talit com grandes franjas (Mt 23:5), Jesus até os repreendeu que eles deviam prestar mais atenção para as coisas do coração do que alongar as franjas para serrem vistos pelas pessoas. Jesus também usava talit, veja em Mt 9:20 quando aquela mulher portadora de uma doença de fluxo tocou na orla do manto de jesus. No original esta palavra no hebraico é Tzitzit que significa “as cordinhas trançadas” que caem do talit. No Judaísmo isto é símbolo de autoridade. Naquela época os pais costumam passar de pai para filho o nó (das tranças) para os filhos. Ou seja, cada família possuía seu próprio nó. Quando a mulher tocou nas tranças (cordinhas) do Tatit ela sabia que estava tocando na autoridade do Filho de Davi, o Messias, Yeshua Há Mashiach.

Mezuzá

É um pedaço de madeira oca por dentro, normalmente, tem cravado no lado de fora a letra ‘L' do alfabeto hebraico, que é a inicial de “El Shaday”, Deus todo Poderoso. Esta caixinha contém dentro dela escrito em hebraico o texto de Deuteronômio 6:4-9, que diz: “Ouve oh Israel nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor Teu Deus de todo o seu coração, de toda a tua alma e de todas as suas forças. E Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no seu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de sua casa, e nas tuas portas”.

Este texto é colocado dentro da Mezuzá e pregado em cada porta da casa de um judeu. Não é amuleto para dar sorte e nem idolatria que é proibido na bíblia e no judaísmo. É simplesmente uma lembrança do texto, o qual Deus nos pede que lembremos que Ele é único, único e não pode ser substituído por outro e nem por coisas. Nos manda também falar e pregar a sua palavra aos nossos filhos, cumprir e obedecer todos seus mandamentos. Também é um ato de Fé e deve ser feito somente pela fé. É um estatuto para os filhos de Israel. Ele não está proibido, se o faz também por fé.

Tefilim ou Filactérios

São tiras de couro que se enrolam no braço esquerdo (Mt 23:5), o braço do coração. No final desta fita de couro tem uma caixinha também de couro, onde o texto de Deuteronômio 6:4-9 também está escrito. Então, esta caixinha bem perto do coração induz a lembrança que os mandamentos do Senhor tem que estar dentro do meu coração, dentro do meu ser. O filactério que põe a caixinha com o texto acima dentro sobre a cabeça, entre os olhos, dizem a mesma coisa, ou seja, a palavra de Deus tem que estar também na minha mente, frente aos meus olhos para que eu não desvie dos mandamentos do Senhor e nem seja atraído pelos desejos da visão, me afastando de Deus.

O uso do Tefilin é obrigatório para todos os homens adultos judeus desde a época em que celebram o Bar-Mitzvá (13 anos). São colocados antes de iniciar o recitativo das orações matutinas todo dia. Há exceções, como no Shabat e nos dias de festa, uma vez que os dias santos já são por si só símbolos da identidade religiosa judaica. “Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os teus olhos.” (Deuteronômio 6:8; 11:18)

Kipá

O kipá não é bíblico. É simplesmente uma tradição judaica, embora sempre o povo oriental tinha a cabeça coberta em sinal de submissão a Deus. O kipá moderno, uma miniatura que cobre parte da cabeça simboliza que Deus está acima da minha pessoa e que deverei prestar contas a Ele de tudo, principalmente, das palavras que saem da minha boca. Mas, Paulo disse, fazei fraco para ganhar os fracos... ( I Co 9:22). Então, deixamos livre entre os irmãos judeus crentes que o usem ou não, pois se são judeus, podem guardar suas tradições. E ter um sinal de submissão à Deus, creio ser uma boa tradição. Mas, o kipá em si não tem importância nenhuma e nem põe ninguém mais santo ou menos santo. Também é um Símbolo de fé.

Seguidores

Seu Comentário ou sua SUGESTÃO