Radio AD7


Encontro de Surdos
em Breve

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Devocional Diário - Amor difícil

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir.” Salmo 32:8

Jon Walker12 escreveu: “O que fazer para perdoar em um relacionamento... que é tóxico e disfuncional? Será que você deveria continuar… quando a pessoa continua fazendo as mesmas coisas?... Amar seu inimigo não significa tolerar o comportamento dele... em qualquer relacionamento tóxico, nos esforçamos para resistir ao abuso com uma reação cheia de paz, vinda de Deus. Isto inclui estabelecer limites saudáveis onde você é menos vulnerável ao abuso e, se Deus direcionar, pode significar o término do relacionamento (o que é mais fácil de se dizer do que fazer quando o perpetrador é um dos pais, um cônjuge ou um filho). A atitude do perdão não exige que você continue a tolerar o abuso, e não significa que você deve permanecer nessa situação. Jesus mostrou que o perdão pode ser imediato perdoando aqueles que o estavam crucificando: ‘Pai, perdoa-lhes... pois não sabem o que estão fazendo.’ À medida que amadurecemos… Deus nos ensinará a perdoar constantemente, e até instantaneamente. Mas é um processo de aprendizado, portanto, não entre na viagem da culpa se você não consegue fazer isso agora. Faça uso da graça de Deus e deixe que Ele o leve para mais perto do perdão. Pode levar tempo – e provavelmente levará – para receber plenamente a graça Dele para perdoar. Deus pode trabalhar nisso. O primeiro passo pode ser deixar Ele amolecer o seu coração. Nosso coração tem a tendência de se endurecer em relacionamentos difíceis. Mais uma vez, deixe-me enfatizar que o amolecimento do seu coração... não é dizer que está tudo bem em continuar sofrendo abuso, ou que você deve continuar na situação que lhe faz passar por isso. Perdoar não é concordar com o comportamento de quem lhe impõe o abuso. Então, procure aconselhamento, e fale com Deus. A promessa Dele é: “Eu o instruirei no caminho que você deve seguir.”

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.” Lucas 23:34

Um escritor afirma que Satanás é o inimigo, e não a pessoa com quem você está lidando! A verdadeira batalha é contra as forces da maldade (Ver Efésios 6:12). Satanás quer que você pense que lutar sozinho, e que aja como se estivesse separado de Deus. Não, “A batalha é do Senhor” (1 Samuel 17:47). Ele está nela com você. Então, o que você deve fazer? 1) Ore pelo perpetrador do abuso. As pessoas que frequentemente ferem os outros estão cativas do seu próprio pecado. Embora isto de modo algum seja uma desculpa para elas, pode lhe dar uma percepção de como orar por elas. Deus planejou que esses relacionamentos fossem para o bem, mas eles foram sabotados pelo álcool, pela ira, e por outras mentiras usadas por Satanás para destruir a comunhão e a família. Ore para que o perpetrador se torne a pessoa que Deus projetou que ela fosse. 2) Tome uma decisão firme. Você pode precisar do apoio de um grupo e de um mediador presente para uma intervenção. A luz de Deus pode penetrar nas trevas mais profundas trazendo esperança, restauração e reconciliação, e quando isto acontece, é um caminho mais rápido para a cura. Apesar disso, você precisa tomar uma decisão firme, e, se necessário, conseguir pessoas para ajudá-lo. 3) Pergunte a Deus: “Devo ficar ou partir?” Seria ingênuo sugerir que uma intervenção, salpicada com oração, de repente, transforme tudo. Algumas pessoas reagem ao confronto; outras são quebrantadas pelo amor de Deus. Mas muitas permanecem sendo tóxicas e cometendo abuso, mesmo quando são confrontadas em amor, perdoadas, e inundadas pela graça. Você pode precisar terminar o relacionamento, por mais difícil que seja. Lembre-se, não cabe a você mudar a pessoa, nem é falha sua se ela não mudar mesmo quando for confrontada com o amor e a verdade de Deus.

Do site: A palavra para hoje

Seguidores

Seu Comentário ou sua SUGESTÃO